Páginas

sábado, 25 de setembro de 2010

Tecnologia x Educação










O uso das Tecnologias a favor da educação



Atualmente, o mundo está cada vez mais voltado para o mundo está voltado para as novas tecnologias: dentre eles os computadores, netbooks e celulares de altíssima geração e com infinitos recursos que aguçam os interesses do ser humano.
E, nós educadores devemos incentivar, orientar e acompanhar nossos alunos, levando-os a interagir, participar desse mundo t
ecnológico. Mundo esse, que devemos selecionar o que tanto tem de bom para a troca de experiências entre os colegas.
A internet é um grande campo de informações e de muita utilidade na nossa vida, e precisamos orientar nossos alunos a filtrar as grandes utilidades desse meio de comunicação e tecnologia nos focando a favor da aprendizagem.
Na escola, os computadores, principalmente com os laboratórios de informática, são ferramentas relevantes na motivação dos alunos, tendo em vista os desafios dos docentes, no sentido de dinamizar as aulas e contribuir para a construção de aprendizagens significativas.
Jamais seremos as mesmas pessoas, se utilizarmos a tecnologia votada para as nossas atividades dos nossos alunos. Tecnologia essa que não se prende apenas o uso do computador e sim as mídias em geral.
Com o laboratório de informática implantado nas unidades, podemos ir além do quadro, giz e papel. E já podemos vivenciar o estímulo e dedicação dos alunos ao desenvolver uma atividade no computador.
E, se hoje, vivenciamos o mundo das TICs, cabe nós educadores incentivar e orientar nossos alunos o uso do computador e da internet em prol da educação criando novas estratégias que estimulem e potencializem a aprendizagem criando um ambiente estimulante e desafiador.

Texto Elaborado para o curso: Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs - Proinfo integrado- 2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário